-eno - meaning and definition. What is -eno
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:     

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is -eno - definition

Aenus; Aenos; Eno (cidade antiga)

Eno (Trácia)         
Eno (; ), a moderna Enez na Turquia, foi uma antiga cidade grega da Trácia situada na margem oriental do rio Hebro próximo de sua foz. Fundada por colonos provenientes de Cime e outras cidades etólias da Ásia Menor, com o tempo tornar-se-ia uma rica e importante cidade comercial; segundo a tradição póstuma, foi fundada pelo herói troiano Eneias.
Eno Teodoro Wanke         
POETA E ENGENHEIRO BRASILEIRO
Eno Teodoro Wanke (Ponta Grossa, 23 de junho de 1929 - Rio de Janeiro, 28 de maio de 2001) foi um engenheiro e poeta brasileiro.
eno         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DA WIKIMEDIA
1elem comp Expressa a idéia de vinho: enologia. Equivalente a eni-: enícola, enito.
suf (gr enós) Forma etnônimos: agareno, nazareno.
elem comp Designa composto de carbono não saturado: benzeno.

Wikipedia

Eno (Trácia)

Eno (em latim: Aenus; em grego: Αἶνος; romaniz.: Ainos/Aenos), a moderna Enez na Turquia, foi uma antiga cidade grega da Trácia situada na margem oriental do rio Hebro próximo de sua foz. Fundada c. 600−575 a.C. por colonos provenientes de Cime e outras cidades etólias da Ásia Menor, com o tempo tornar-se-ia uma rica e importante cidade comercial; segundo a tradição póstuma, foi fundada pelo herói troiano Eneias. Como a distante Abdera, prosperou graças ao comércio com os trácios que forneciam madeira, escravos, minérios de prata e outros recursos para o mercado grego.

Ca. 477 a.C., tornou-se um importante membro da Liga de Delos. Pela mesma época, sabe-se que começou a cunhar suas próprias moedas, que portavam a efígie da cabeça de Hermes, o deus do comércio. Mais adiante, permaneceu aliada de Atenas durante a Guerra do Peloponeso (431−404 a.C.) e permaneceu sob controle de Esparta com a derrota ateniense. Depois, foi sucessivamente controlada pelos poderes dominantes da região: a Macedônia, o Reino de Pérgamo e, pelos anos 100 a.C., a República Romana.

No período bizantino, de acordo com Procópio de Cesareia, o imperador Justiniano (r. 527–565) transformou os pequenos muros de Eno numa impressionante fortificação e o Sinecdemos de Hiérocles lista-a como a capital da província de Ródope. Durante os séculos VII-XI nada se sabe sobre a história da cidade, exceto que desempenhou o papel de arcebispado autônomo e que por 1032 tornou-se metrópole. Ela reaparece nas fontes em 1090, quando Aleixo I Comneno (r. 1081–1118) transforma-a em sua base para sua guerra contra os pechenegues. No século XII, novamente tornou-se um importante centro comercial, com monges do mosteiro Cosmosetira usando-a para vender azeite. Além disso, de acordo com um historiador do século XV, Eno manteve um ativo comércio com as ilhas de Imbros e Lemnos.

Dado suas poderosas fortificações, resistiu o ataque dos búlgaros e tártaros de 1265 e aquele da Companhia Catalã de 1307. De acordo com o Calcocondiles (Chalkokondyles), cerca de 1384 os habitantes de Eno convidaram um membro da família de Francisco I Gattilusio para governar a cidade e ela permaneceu uma importante colônia genovesa até a conquista turca em 1456. Em 1460, Maomé II, o Conquistador concedeu-a para Demétrio Paleólogo, o déspota da Moreia, porém em 1468 a cidade retornou ao controle turco.

Examples of use of -eno
1. Useful links More about the situation at the ENO ENO official site
2. Reynolds and Eno congratulate me on a job well done.
3. As for ENO, perhaps the last trumpet is sounding.
4. Once ENO was genuinely innovative, says Philip Hensher.
5. After all, the public wants capital punishment." Article continues Dennis Marks, who succeeded Sir Peter at ENO, said÷ "It‘s yet another undermining of the principles on which ENO was founded." San Doran, ENO artistic director, said÷ "When Lilian Baylis founded this company in 1'31, her mission was to make opera as accessible as possible.